Rinoplastia

          A rinoplastia (plástica do nariz) é um procedimento cirúrgico para melhorar a estética nasal. São realizadas modificações em sua estrutura anatômica que resultam em alterações do formato nasal proporcionando uma aparência mais harmônica e proporcional em relação a outras estruturas faciais.

          O nariz não é analisado isoladamente, mas em relação a outras estruturas faciais. A estrutura facial, especialmente um queixo pequeno, pouca projeção malar, ou irregularidades na mandíbula ou maxila pode contribuir para proporções faciais desarmônicas. Nestes casos, a cirurgia do nariz pode ser realizada em conjunto com colocação de implantes faciais ou outro procedimento para se obter simetria facial.

          A rinoplastia estética também pode ser associada com a rinoplastia funcional, ou seja, uma cirurgia para melhorar a respiração. Nestes casos trabalhamos em associação com um médico otorrinolaringologista.

          As principais mudanças que podem ser promovidas por uma rinoplastia são:

  • Tamanho e largura do nariz.

  • Perfil nasal: corrigindo giba ou depressão do dorso.

  • Ponta nasal: Bulbosa (larga), caída ou “muito arrebitada”.

  • Narinas: largas.

  • Assimetria ou desvios nasais.

Indicação

            Está indicada para indivíduos sadios, não fumantes com expectativas realistas em relação a resultado cirúrgico. É importante restringir a rinoplastia para menores de 13 anos devido o crescimento ósseo facial ainda estar incompleto.

Cirurgia

          Realizada normalmente em caráter ambulatorial, ou seja, na maioria das vezes não é necessário o pernoite no hospital. A anestesia usada geralmente é a anestesia local associada com sedação, onde o paciente pode permanecer acordado durante a cirurgia, mas relaxado sob efeito de medicações tranqüilizantes. A anestesia geral é mais indicada quando foiplanejado a fratura dos ossos nasais.

            As incisões podem ser totalmente internas (abordagem fechada) ou na abordagem aberta uma pequena incisão é feita na columela nasal (coluna que separa as narinas). A cicatriz tende a desaparecer ou tornar-se imperceptível.

            A duração da cirurgia é em torno de 1,5-2 horas.

            Pode ser necessária a retirada de cartilagem de outras fontes para a remodelação nasal. Os principais sítios doadores são o septo nasal, cartilagem das costelas ou da orelha.

Recuperação

            Ao terminar a cirurgia, deve-se lembrar que a respiração será pela boca e não pelas narinas que estarão tamponadas por um (1) dia. O curativo é rígido, sobre o nariz, que usualmente é confeccionado com gesso. É prescrita medicação analgésica para uso domiciliar. É orientado que se durma com a cabeceira elevada para diminuir o edema. Os pontos cirúrgicos são retirados precocemente, por volta de 5dias.

            A alta hospitalar é no mesmo dia. Pode ser necessário o pernoite, quando submetidos à anestesia geral, ou quando associadas a outros procedimentos de maior porte como face lifting, mamoplastia, etc.

             O edema perdura por meses. É mais intenso pela manhã, ao acordar e melhora durante o dia. O resultado pós-operatório é avaliado após 1 (um) ano, tempo razoável para que o edema ceda mais.

Quando a rinoplastia é realizada por um cirurgião qualificado e experiente, as complicações são infreqüentes e usualmente de pequena importância. As mais comuns são sangramento, alterações cicatriciais. Podem ocorrer ainda complicações anestésicas, infecção, assimetria, perfuração do septo nasal e alterações de sensibilidade.

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.